Friday, October 14, 2011

O que chamam de inspiração, eu chamo de preguiça.


Sabe o que eu acho engraçado desde que entrei na faculdade? Pessoas do mundo da moda cobrando de alunos de design de moda. Sim, COBRANDO uma coisa inédita, algo que nunca foi inventado de alguém que ainda está na faculdade. Mas por qual motivo essas mesmas pessoas não cobram dos estilistas e designers que já estão no mercado?

Vamos ver as inspirações de alguns designers de moda brasileiros:







Vixe! Mas só tem desfile das temporadas passadas de Paris, Milão, Londres... Como assim?! Nossos estilistas e designers se inspiram em coisas que já estão prontas e que já foram feitas?
Sim. É uma pena, mas sim. E essas "inspirações" não foram só vistas nos desfiles dos que eu mostrei acima. São tantas "inspirações" que eu fiquei cansado e só coloquei esses mesmo.
Prova viva das "pesquisas" antes de criar uma coleção é o verão 2012. Barriga de fora, transparências, listras, estampas tropicais, estruturas... Tudo isso já foi mostrado anteriormente no verão 2011 em Londres, Milão, Nova York e Paris. Daí essas tendências vieram dar umas voltas por aqui no Brasil, no nosso verão 2012.
Lindo?! Não. O que alguns chamam de "inspiração", eu chamo de preguiça.

Lógico que não são todos, e em alguns casos é até coincidência. Ele buscou mesmo uma referência ou criou algo. Foi lá, meteu a cara nos livros e PÁ! Fez algo realmente interessante. Mas outros, puts!! Fica muito de cara. Um look que a Prada criou na temporada passada fulano muda só a cor ou coloca algo e diz que foi ele que criou. VERGONHA MOCINHO!!!

Por qual motivo ocorre isso? Não sei. Preguiça? 99% de chance de ser.
Falta ousadia de buscar algo, de ir contra o que já foi criado lá nas outras cidades. Falta coragem para pesquisar, para ler um livro, para ver sites e ver o que já foi criado para que justamente o que eu estou fazendo não ocorra. Que jornalistas, estudantes de moda e afins não fiquem chamando "criadores" de preguiçosos. Existem diversos meios e coisas para inspiração. Uma fotografia, a história da arte, uma comida, estilo.. Tanta coisa. Mas decidem estudar logo uma coleção que outra pessoa já criou?! Me poupe.

Como minha linda professora falou no meu primeiro dia de aula: Pra você ser um bom designer você tem que fuçar. Ler, ler e ler. Ver se o que você está criando já foi criado por alguém. Estudar a história da arte. Buscar inspirações em coisas que aquele designer não vai buscar!

E o você, o que acha?!
Você prefere que criem algo que já foi criado?!

No comments:

Post a Comment