Friday, April 27, 2012

PdC: Público Alvo


Semestre deu largada faz tempo, mas só agora entrei na corrida fashion do segundo semestre da faculdade. Muita coisa a ser estudada em seis meses. Algumas das cadeiras vistas é um essencial na vida de um designer de moda: Planejamento de Coleções. Ela é complementada por algumas outras, claro. Mas só nela já da pra se ver e aprender muita coisa.

Nesse semestre, nossos professores nos deram um difícil tarefa para a cadeira do Projeto Interdisciplinar. Vamos ter que criar uma coleção, a partir dela criar um catálogo e por fim, [ao menos reza a lenda!] ocorrerá um desfile com algumas peças de cada coleção. Logo, cada processo de criação da minha coleção será mostrado aqui. Lógico que sem alguns detalhes!! Vale lembrar que o que mostrarei aqui é a MINHA forma de criar e o processo ao qual EU escolhi para desenvolver a coleção.

Cada designer de moda tem seu processo de criação e idealização para uma coleção, óbvio. [dã!]
Uns decidem por começar pelo público-alvo, outros pelo tema, outros pelas tendências da estação seguinte... e por aí vai! Cabe a cada um escolher qual a melhor forma.

Segundo alguns designers, o processo de criação seria assim:
Público Alvo [Painel e Texto] > Tendências [Alguns nem usam, preferem seguir sua própria moda. Mas  quem trabalha em fábrica geralmente utiliza.] > Painel de Inspirações > Cartela de Cores > Tecidos e Aviamentos > Tema > Processo de Criação da coleção.
[Deve-se notar que aqui só esta sendo trabalhado o processo de criação em si, não foram colocados custos, nem mão de obra e etc.]

Eu estou começando a coleção criando o perfil do meu público alvo, e vou tentar ensinar o pouco que sei.
Mas, o que é o público alvo?


O nome já diz tudo ein Brasil? É para ele que você vai criar suas peças. É ele que você quer conquistar e fazer com que se torne um cliente fiel. É ele que você almeja como manequim vivo.

Por fim, como podemos criar um perfil de cliente?
Quem cria deve fazer algumas perguntas na hora de montar o dito cujo perfil. São [algumas d] elas:
- Pra quem estou fazendo? [Homem, mulher, criança...]
- É moda praia? Moda íntima? Fast-fashion? Vanguarda?
- Meu cliente vai de que idade a que idade?
- O que ele gosta de comer?
- Para onde ele costuma sair mais?
- Qual animal ele seria?
- Ele tem carro? Se sim, qual?
- Qual a marca que é minha principal concorrente?
- Qual sua comida preferida?
- Ele é ativo ou sedentário?

E por aí vai.
O bom é escrever isso tudo e só depois buscar imagens e montar o painel de público alvo. Com esse painel muita coisa boa vai fluir. A ideia é ajudar mesmo, além do que você tem que ter um público definido né? E isso é só o primeiro passo. O mais leve, digamos.
Encontrei por aí um Painel de Público Alvo pra vocês terem uma ideia de como é um!


Com o público definido, partiremos para a próxima batalha que virá logo mais em outros capítulos! HAHA
Espero ter ajudado nessa fase.

Fotos: Reprodução

1 comment:

  1. OI Lucas que lindo seu blog,,to seguindo e adorando, matèrias incriveis,um abraço
    me faz uma visitinha???
    http://ladonnabambola.blogspot.com

    ReplyDelete