Enfim, friday chegou. Nada melhor do que começar esse dia lindo [que terminará com prova] com Adele. Ela finalmente lançou o clipe de Someone Like You. Clipe simples, em preto e branco, emocionante, regado pelas belas ruas de Paris... Não tinha como ficar melhor, eu acho. Adele sempre mostrou apreço por essa música, basta ver as apresentações dela com essa música. A emoção sempre ficou nítida.
E dedico este post ao Cayo T., meu doce amigo. Não tem como escutar essa música e não pensar em você velho!! Só postei esse clipe por sua conta mesmo. Muita saudade...
Enfim, sem mais enrolações vamos começar logo essa sexta linda e abençoada!
Chico Lachowski foi fotografado por Daniel Jaems para o siteFTAPE [que até hoje eu não conhecia!] no editorial Relax. Nele, novos comprimentos e shapes para os homens. Agora é ver quais essas novas propostas e admirar nosso divo!!
Esse post é inspirado em todas as blogueiras lindas e it-guéls, postadoras de Look do Dia. Escolhí não apenas um look, mas vários e vários para inspirarem vocês em suas próximas produções.
E olha a tendência aí: Tem saia bailarina, tem xadrez, tem comprimento mini e longo, tem cores fortes, tem barriga de fora [um dos hits do verão 2012], tem maquiagem alá Neon... Resumindo: Tem tudo sua bobinha!!
Vem se inspirar nesse domingo tedioso, SUA LYMDA!!
Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. - Caio F. Abreu
Acho que sexo, Caio Fernando Abreu, desilusões,flores, o corpo masculino e comidas nunca me inspiraram tanto como atualmente. São temas meio loucos, que você deve se perguntar: Sexo, flores e corpo masculino?! Oi?! - Mas gente, me inspiram.
Cada palavra, gesto, cor, cheiro, movimento, músculo, etc. estão me dando boas ideias. Não só em moda, mas em curtas e outras coisas em geral.
Mas, para que eu não fique parecendo um jovem aprendiz tarado, vou mostrar como tudo isso já inspirou e inspira muita gente mundo afora. Acho que vai ser uma nova sequência de posts, já que esses são temas que adoro muito.
Vamos começar na moda, com o desfile de verão 2012 de Samuel Cirnansck. Totalmente fetichista, o estilista trouxe boas produções com conceito sexual escancarado. O tema foi: O universo do fetiche. Ou seja, o sexo inspirou ele de alguma forma, ó raiti?!
Modelos amordaçadas causaram e muitos ficaram surpresos. Mas, o desfile foi uma obra-prima só, com toda certeza. Só a trilha sonora que ficou meio assim: ZzZzZzzZZzZzzz... onde quase entramos em coma de tão tediosa.
O desfile começou com formas ajustadas que ao longo do desfile tornaram-se volumosas, nos que pareciam serem vestidos de noiva. Compareceram a apresentação: Cetim, musseline, tafetá, látex, rendas bordadas entre outros!! Samuel conseguiu misturar conceito [modelos amarradas, amordaçadas com ar sadomasô!] com comercial [roupas usáveis e belíssimas!]. Feito que poucos estilistas conseguem atingir!!
Uma das discussões em sala de aula é sobre designers de moda serem ou não artistas. Tem aluno [lê-se: eu!] que falta se pegar com professor.
Pra começo de conversa vamos a definição de ARTISTA:
s.m. e s.f.: Pessoa que exerce uma das belas-artes.
Pessoa que exerce um ofício com gosto.
Pessoa que interpreta uma obra musical, teatral, cinematográfica, coreográfica.
Fam.: Artificioso, manhoso, arteiro.
Pop.: Operário, artífice.
Tom Ford já até citou que designers de moda não são artistas porque suas peças serão usadas e logo mais descartadas. Posso dizer que não concordo? Primeiro eu analíso duas questões para então definir se um designer de moda é ou não um artista.
1º: E o processo de criação? E a inovação que um designer apresenta em seu produto? Antes de chegar a passarela ou a vitrine, aquele produto passou por uma pesquisa, testes, rabiscos e mais rabiscos, por aperfeiçoamento... E isso não pode ser considerado um trabalho de artista?
2º: E aquele pessoal que copia o que já foi criado? E aqueles outros que não pesquisam, não estudam, não testam, apenas copiam? E esse lance de copiar não existe só na moda. Mas, lógico, para que não fique uma coisa escancarada eles colocam o “estilo” e a “inovação” deles, mudando algumas coisinhas. Isso não é e nunca será o trabalho de um artista. Isso aí tem outro nome, não é verdade?
Juntando os dois pontos o que se conclui? Designers, em sua maioria, não são artistas. Mas existem aqueles que podem sim ser considerados artistas. São aqueles que criam produtos realmente dignos de se enquadrar e pendurar na parede. Produto esse que passou por todo aquele processo enorme e cansativo de criação e estudo.
Verão 2005 - Jum Nakao
Quem não lembra do desfile de verão 2005 do Jum Nakao? Verdadeiras obras de arte feitas de papel que foram desfiladas e rasgadas pelas modelos ao final da apresentação. Mais lindo que as peças prontas, foi o processo de criação* das mesmas. A pesquisa, o estudo, os testes, os recortes...
Além dele podemos citar Ronaldo Fraga, Alexander McQueen, Oskar Metsavaht com sua sustentabilidade [o que é bem complicado de unir com a moda!], entre vários outros. Cada um com sua pegada, conceito, estudo.
Verão 2005 - Jum Nakao
E assim concluo: Designer de moda não é artista. Não todos. Mas alguns podem sim ser considerados verdadeiros e eternos artistas.
E você o que acha? Forme e mostre sua opinião!
*Pra quem quiser ver como foi o processo de criação das peças do Jum, existe uma sequência de videos chamadaJUM NAKAO - Ar de Paris no youtube que te mostra tudo!
Hipster? Não rolou. Falar de uma galera tão "complexa", que na verdade é uma coisa igual a outra só que com nome diferente não dá.
Na minha pesquisa, encontrei uma frase que acho que pode resumir o que atualmente penso sobre essa galera. Ela foi citada por Douglas Haddow no artigo Hipster: The dead and of western civilization na revista ADBUSTERS, edição 79: Uma cultura perdida na superficialidade do seu passado e incapaz de criar qualquer novo significado. E mais: Enquanto os movimentos de juventude anterior desafiaram a disfunção e decadência de seus antepassados, hoje temos os hipsters, uma subcultura jovem que espelha a superficialidade de uma sociedade condenada.
Não rola mais de falar dessa galera. Quem é cool, descolado, anda com roupas diferentes pode ser considerado hipster. Só que na verdade o povo lá do "Reistarty" anda diferente, tem cabelo diferente, e querendo ou não lança modinha entre os adolescentes [retardados!]. É ou não é verdade? Então, se eles lançam tendências são HIPSTERS??
Enfim, é um tema que você passaria horas discutindo.
O meu novo tema?? Vou falar sobre a fotografia e o figurino de Alice no País das Maravilhas, a versão do Tim Burton. Bem melhor!!!
E advinha? Vou ter que começar a pesquisa TODA novamente, de lindo que sou. E com Alice temos muito o que aprender. Tem período vitoriano, tem a época do dândis... Vixe!!!
E nessas pesquisadas da vida sobre hipsters, eis que encontro o quê? Um tumblr criado especialmente pra cachorrinhos hipsters, batizado de Hipster Puppies. Sabe aquela roupinha que o cachorro da madame amiga da sua professora, prima da sua tia usa? Pois é. Esses cachorros que usaram há cerca de uns 2 anos atrás, e hoje o cachorro da madame amiga da sua professora, prima da sua tia [ufa!] está usando. Eles são zoados por serem diferentes, mas não ligam. Típicos hipsters. E super fofo!! Se você quiser mandar a foto de algum cachorrinho que é hipster pro tumblr do Christopher Weingarten, envie pro email: hipsterpupbook@gmail.com e segue as instruções de envio das mesmasaqui.
Enfim, tema escolhido.
Graças a ajudinha de vocês finalmente decidi o tema do meu P.I. [Projeto Interdisciplinar, um TCC da vida que a Fanor batizou de P.I. pra mostrar total amor aos alunos do primeiro semestre!]. Decidi falar sobre os Hipsters. E puts, que tema!
Comecei a pesquisa ontem, só por cima mesmo, pra saber como são eles e como começou tal movimento. Vi cada coisa a respeito deles que só Jesus!!
A finalidade do trabalho é contar toda a história deles. De onde são, como surgiram, qual a classe social, qual a faixa etária, o que eles acrescentam na moda... Digamos que tudo né? '-'
E quem são eles, na verdade?! Bom, como é uma pesquisa, vou mostrando aqui tudo o que eu encontrar e aprender sobre os mesmos.
O que aprendi até agora?
Bom, o termo começou a ser usado em NY lá pelo início dos anos 2000. Já foram chamados de vários outros nomes, que veremos ao longo dessa pesquisa linda! Uma coisa que vi e fiquei meio que besta foi uma de suas "frases-chaves": I DON'T CARE. Ou seja, eles não ligam pro que você pensa, se você acha esquisito o jeito que eles se vestem, acha esquisito seu jeito de se portar, não ligam pra sexualidade, pra vestimenta [em termos, eles gostam de ser do contra. De usar algo que as pessoas não usam!!], pra música... Enfim!
E outra: Quem é hipster, morre mas não assume que é um! Ou seja...
Pra animar, vamos ver esse video gracinha que encontrei!!
Todo mundo tá postando o clipe [chato, tedioso, previsível...] que a Gaga lançou ontem para divulgar [mais uma vez, FUUU] Yoü and I. Daí vou postar um clipe digno, o da Avril!!! Como não postar?! Música linda, ótima fotografia, Avril voltando as origens... Resumo da obra, o clipe de Wish You Were Here tá foda!! E logo após tem o video da campanha de inverno 2011 da Hudson Jeans, com quem estrelando?! Patrick Schwarzenegeer!! ~~olhinhos brilhando~~
Só curtir!
:3
Agradeço o povo que ajudou com o post anterior. Já tenho o tema pra meu trabalho e vou postar todo o processo, desde a criação até o resultado final aqui no blog. E o tema tá bem massa!! HAHA
Então, já nem falo mais nessa história de voltar pra cá ou não. Cansei!!! Vamos ao que importa.
Faculdade começou em agosto e com ela veio o quê? O quê? Trabalhos, e trabalhos, e trabalhos... Já perdi até um feriado [hoje, no caso.] e um final de semana por causa de faculdade. O que ganhei? Dor na costas e uma gripe linda que não quer sair mais desse corpo magrelo.
Cursar moda realmente está sendo foda, com o perdão da palavra.
Logo no primeiro semestre, nas primeiras semanas de aula já pediram pra criarmos [em equipe, ou seja, várias opiniões diferentes] uma pequena coleção. Criar o perfil da cliente, procurar um tema, os tecidos, cores, texturas... AAAAAAH! E pra quem mora em Fortaleza vai poder ver nossa peça prontinha. Ela estará exposta no Ceará Summer Fashion que começará dia 19 desse mês, junto com as peças dos outros dois grupos do curso e com a dos alunos das outras faculdades. E esse é só um dos trabalhos.
O que quero mesmo com esse post é pedir a ajuda de vocês. Tenho que criar um artigo, estilo TCC, pra entregar em dezembro. Nele tenho que mostrar, através do tema escolhido, as falhas e soluções do que foi proposto. Pensei em falar sobre o Valentino ou sobre o Ale, mas não rola por causa das exigências. Pensei em estilos e tribos, mas uma tribo ou estilo específico. Pedi ajuda ao querido Google, e ele me indicou alguns que por sinal em nem conhecia: Baladeiros, emos, clubbers, hippies, metaleiros, vegetarianos, drag queen, skins, vegetarianos... E por aí vai. Até nome de série tem, ou seja né?!
Pensei também em Blogs de Moda e Look do Dia, onde este último com toda certeza saberei meter o pau!! HAHA
Resumindo, se alguém tiver um tema legal, já estou aceitando ajuda!! =^.^=
E fiquem ligados. Ceará Summer Fashion está chegando e trazendo muita novidade!!