Ela foi eleita em 27 de maio de 2010 pelo Grupo Gucci para pastorear a grife que seu amigo, Lee Alexander McQueen, teve tanto trabalho e empenho para levantar. Hoje, Sarah Jane Burton [conhecida como Sarah Burton], é merecidamente celebrada pelo seu trabalho.
Durante mais de 14 anos ela trabalhou ao lado de McQueen, nos "bastidores", até chegar onde chegou. Lembro de quando desceram o pau em cima de Sarah quando foi anunciado na mídia que ela seria a substituta de Lee. Coisas como: "Ela nunca vai chegar aos pés dele." "Péssima escolha. Preparem-se para falência!" - Coisas agradáveis parecem não sair deles, não é mesmo?
O fato é que Sarah aprendeu e soube aproveitar cada momento como fiel discípula de McQueen. Ar triste, rendas, cores, obscuridade, formas, estruturação... Assinaturas de seu mestre. E foi em setembro de 2010 que mostrou ao mundo que foi a escolha certa para a tão arriscada e difícil tarefa ao qual foi eleita. Cara na poeira da grande maioria da crítica!
Look final do primeiro desfile de Sarah a frente da Alexander McQueen |
Sarah estudou na tradicional e conhecida Central Saint Martins, conhecida por formar alguns dos grandes designers de moda atuais [Stella Mccartney, Galliano, além de Flaminia Saccuci, Momo Wang, Ivan Curia, ditos "futuros McQueens"].
"The creation of modern, beautifully-crafetd clothes was at the heart of Lee's vision." - Essa foi uma frase do seu pronunciamento no dia de sua posse. Algo como: A criação de roupas modernas e lindamente trabalhadas estava no coração de Lee. Pretendo permanecer fiel ao seu legado.
Lógico que ela continuou, como já falei anteriormente. Mas qual o diferencial dela além de sua discrição? Talvez o romantismo [além de sua colossal criatividade com o feat. de modelagem, ar gótico...], que agora está mais aguçado nas roupas da grife, como pode ser visto em algumas peças criadas por ela. Gotas de romantismo distribuído com amor!
Desfiles: Spring 2012 - Fall 2011 - Resort 2012 - Pre-Fall 2012
Recentemente Sarah concedeu uma entrevista a Interview, onde Sarah Jessica Parker [também amiga de McQueen!] assumiu o papel de entrevistadora. Na mesma publicação, foi feito um editorial com looks da coleção de Verão 2012, divinamente bem aproveitados. Seguem a seguir:
Em 2011 foi eleita a designer do ano pela revista Harper's Bazaar, o que já ajuda. Mas o que lhe deu bons frutos foi ano passado, onde foi selecionada a dedo para criar o vestido de casamento da duquesa de Cambridge. Segundo Sarah, foi a experiência de sua vida criar o vestido usado por Kate Middleton [acho que ela esqueceu o fato de estar a frente da casa Alexander McQueen né??].
Sobre seu futuro? Sarah mostra que está caminhando para mais além. Crescer e se aperfeiçoar não é seu limite. O que prova é sua coleção de inverno 2012.
Exibida no mesmo cenário escolhido por Mcqueen em outubro de 2003, mostra um novo possível caminho para a moda. Pelas palavras de Sarah: "Um belo futuro, positividade, e otimismo." Muitos materiais foram utilizados, como peças recortadas a laser, pele de cabra, pena de avestruz entre outros. As formas sempre rígidas com extrema e delicada modelagem. O futurismo passa escancaradamente por essa coleção [possivelmente mais que nas outras], como podemos ver nas formas e acessórios utilizados. As peças vão do branco ao preto, algo descrito como uma jornada da pureza a experiência, que segundo o site Style.com, é a própria história de Sarah até aqui. Várias camadas de organza formam os vestidos, com participação dos grandes óculos sci fi e cabelos platinados, trazem o futuro para o hoje. Será essa a melhor coleção já criada por ela na casa McQueen? Possivelmente.
Para definir Sarah Burton é muito simples: Amor e fôlego para moda!!!
Meu eterno amor e admiração. Que nunca se perca. Que Deus abençoe a pastora da Alexander McQueen!
No comments:
Post a Comment