Wednesday, November 24, 2010

Pura "fashioniteza" sustentável.

Têca, Verão 2011
Em tempos de aquecimento global, a melhor maneira de colaborar com o planeta é usar e abusar dos 3 r [erres]: Reduzir, reutilizarreciclar.

Mas, o que a moda tem para ajudar a Terra?

Na última temporada de desfiles aqui no Brasil, vários estilistas mostraram uma moda mais sustentável sem perder o devido glamour.
Oskar Metsavaht [Osklen], Alexandre Herchcovitch, Danielle Jensen [Maria Bonita], Ronaldo Fraga, Melk Z-Da, Têca ... Foram muitos, cada um com sua proposta sustentável. E com [seu] estilo.


Oskar Metsavaht touxe para o verão 2011 da Osklen o poder do tingimento natural. As roupas, confeccionadas de algodão cru, foram todas tingidas naturalmente. Pouca agressão ao meio ambiente. Muita "fashioniteza".


Melk Z-Da reciclou um tapete de banheiro e criou um shorts. Tudo fruto do chamado Upcycling, processo que reaproveita matérias sem ter que passar por processos químicos.


Alexandre Herchovitch inovou e pela primeira vez usou o tecido EcoSimple, que é totalmente reciclado de sobras de tecidos.


 A Maria Bonita, sobre o comando de Danielle Jensen, trouxe verdadeiras obras de arte [sustentável]. Além do crochê de palha, ela apresentou [e nos presentiou, com certeza] peças feitasde madeira articulada. Todas vindas de reflorestamento.


A Maria Bonita Extra, com Ana Magalhães no comando, trouxe para sua passarela uma verdadeira floresta de dracenas e ráfeas.


 Lá fora, D&G fez algo parecido como o do desfile da MBExtra. Como se não bastasse os looks surpreendentes, com muito perfume de primavera, a passarela veio regada de muitas flores.


Por último, Valentino [meu desfile preferido de Paris] trouxe rendas. Uma forma bem ousada, vinda da parte de uma grife como ela.

E assim é a moda. Além de embelezar as pessoas, quebrar preconceitos, gerar renda e muito mais, ainda tira um tempo para se preocupar com o planeta. Mergulhe no mar eco [fashion]. Reinvente-se, recicle-se. Ouse mudar e ajudar a Terra.

2 comments:

  1. Adorei o post...e amei o fashioniteza!!

    ReplyDelete
  2. Amei cara que tudo, eu sou organizador de eventos de moda e esse ano iremos fazer um evento voltado para as queimadas na amazônia !

    ReplyDelete