Sunday, December 4, 2011

Alice que inspira. [parte I]

 Sim, você é louco, louquinho. Mas vou lhe contar um segredo: as melhores pessoas são assim. - Alice no País das Maravilhas


Artigo sobre filme Alice no País das Maravilhas, com adaptação e continuação de Tim Burton, está pronto depois de 2 meses de luta e pesquisa. E o resultado? Eu achei perfeito, não sei os membros da bancada que eu vou apresentar o artigo.
O tema do artigo é: Estudo de caso do filme Alice no País das Maravilhas e suas influências no design. Quero dar ênfase na coordenação da minha doce, querida, linda, amada... (é muito adjetivo pra definir essa mulher!) Marbênia Bastos, sem você eu não teria saído do termo figurino. O filme é riquíssimo em história da moda, e irei compartilhar tal riqueza abstraída nessa pesquisa.
Foi utilizado como metodologia para desenvolvimento do artigo a pesquisa bibliográfica. WTF?! Seria uma pesquisa com fontes secundárias. O pesquisador não foi até o local para coletar informações, já que alguém foi lá e coletou ela. Entendeu? :) Mas, contudo, porém, todavia, deve-se tomar extremo cuidado com essas "fontes", visto que os mesmos podem apresentar dados digamos... equivocados.
Como é muita informação, vamos por partes. Logo, vários posts legais!!! 


A história de Alice de fato nasce aproximadamente no dia 04 de julho de 1862. Reza a lenda que Alice Liddell e suas irmãs passeavam pelo rio Tâmisa com Robinson Duckworth (que era o reverendo) e Charles Lutwidge Dodgson (professor de matemática delas). Nesse passeio elas insistem que eles lhes contem uma história. Logo, Dodgson idealiza uma de uma garota chamada Alice, que caía na toca de um coelho. De tão empolgada, Alice (a Liddell) pede para que Dodgson passe a história para um livro, e ele claro faz. O manuscrito de Aventura de Alice Embaixo da Terra demora dois anos para ser entregue, mas é entregue.
O livro é publicado em 1865 pela editora MacMillan com o título Alice nos País das Maravilhas e Dodgson utiliza o pseudônimo de Lewis Carroll. Mesmo com a mudança do título, o livro alcançou grande sucesso. Até então não existiam os personagens Tweedledee e Tweedledum, a Rainha Branca e Vermelha e Humpty Dumpty. Eles só foram introduzidos depois de Alice Através do Espelho e Alice do Outro Lado do Espelho, mais duas publicações lançadas em 1871. O segundo foi o mais popular e o que introduziu os tais personagens.

Isso é a história de como surgiu o livro, e mais vem por aí!! :)
Beijo pra quem não acredita que nada é impossível, como o Chapeleiro Maluco!!

1 comment:

  1. Parabéns pelo artigo que você produziu! Agradeço o carinho. Bjs!

    ReplyDelete