Tuesday, August 10, 2010

Entrevista: Unidade Imaginária


Para renovar as forças no mundo da música, eu fiz uma entrevista via EMAIL com a galera da (linda, inspiradora, perfeita, ótema) Unidade Imaginária, que vocês já devem saber que sou apaixonado.
A banda formada por Leo Vilhena (guitarra, back vocal), Mariana Volker (vocal, piano e guitarra) e Valentina Zanini (baixo e back vocal) em 2006 tem uma proposta musical muito interessante. Alguns dizem que eles fazem rock, outros pop, até MPB. Eles já estão trabalhando no seu 1º disco que leva o título de "Alquimia", já tem clipe (Madalena) e até foram indicados a categoria APOSTA MTV ao VMB 2010. Quem responde a entrevista é a linda Valentina, vamos a entrevista?
(desculpem como a entrevista está apresentada, é que o blogspot não colabora com nossa vida)


Remember My Name: Por que a banda tem o nome Unidade Imaginária
Unidade Imaginária: Foi uma coisa da época do vestibular... eu tinha acabado de me formar no colégio e a guitarrista que tocava comigo em uma outra banda estava estudando pra uma prova. Estávamos num ônibus indo pra um show na Lapa quando surgiu o assunto de que Unidade Imaginária era um bom nome pra banda. Quando montamos a Unidade, ela foi a nossa primeira guitarrista e aí lembramos do nome e ficamos com ele.
RMN: Os fãs de vocês definem o som da banda como pop, pop/rock, rock/pop, rock e até MPB. Mas, pra vocês qual o tipo de música que a banda faz?
UI: A gente procura não se prender à uma idéia fixa quando compomos. As músicas acontecem naturalmente, umas são mais pop, outras mais pesadas, cada uma de acordo com o clima que merece ter. A única coisa que temos compromisso mesmo é com a verdade. Não vamos tocar uma coisa que não gostamos de estar tocando ou trocar algo porque uma pessoa ou outra espera que seja assim. O som é o resultado das experiências de todos nós misturadas. Mas é isso aí mesmo... é Rock, pop, MPB, tudo junto.
RMN: O que esperam do futuro? Ser uma banda reconhecida pelo ótimo trabalho? Dominar o mundo? Vender muitos discos? (...)
UI: Dominar o mundo! (risos). Agora sério... esse ano foi muito bom para a gente porque conseguimos fazer com que mais e mais pessoas tivessem acesso à nossa música. Como artistas queremos levar ao público a nossa mensagem que é de auto-conhecimento, reflexão sobre os sentimentos e especialmente de amor. Enquanto isso estiver sendo feito, ótimo. O resto é consequência.
RMN: De onde surgiu a ideia de pintar rosto? Tem algum objetivo?
UI: Tem sim é pra chamar atenção.(risos) Quando uma banda sobe no palco não é só a música que ela está mostrando, é um espetáculo inteiro. Tudo que acontece ali precisa ser um conjunto para que a mensagem do show seja transmitida. Pintar o rosto é mais uma expessão artística nossa, assim como um dia teremos cenários e iluminação, pirotecnia (risos) cada coisa é mais um recurso para criar aquele ambiente mágico e ajudar a levar o público para o nosso sonho.
RMN: O que vocês acham dessas bandas que são modinha, que não cantam exatamente nada e são idolatrados por isso?
UI: Isso é muito complicado... tem gente que diz que nós queremos criar modinha, que imitamos o Kiss ou o Secos e Molhados... Já fomos até acusados de ser "modinha de banda de mulher". Eu lá tenho culpa de ter nascido mulher? Não posso ter uma banda de rock só porque a Pitty já tem a dela? Algumas pessoas tem opiniões muito rígidas quanto ao que elas gostam e tendem a rejeitar o resto. Eu acredito que todo tipo de expressão deve ter o seu espaço e o que for bom realmente é o que vai durar. É só olhar pra trás na história da música....
RMN: Não tem medo de estarem lá em cima e passados 2 meses aqueles supostos "fãs" não ligarem mais pra vocês? (é por que hoje em dia os jovens só gostam da banda por pouco tempo, não duram nem 3 meses, não se fixam na opinião)
UI: Não. É comum isso entre o público jovem, não é coisa de hoje em dia. Quando você é adolescente muda de opinião muito rápido, faz parte do processo de crescer. Todo mundo tem vergonhinha de alguma coisa que gostava aos 11 anos! hehe Mas tem coisas que ficam pra sempre também. Se você for trabalhar pensando nisso vai acabar pirando, porque é impossível agradar todo mundo o tempo todo. Por isso aquele compromisso com a verdade que eu falei anteriormente é tão importante.
RMN: Vocês foram indicados a categoria Aposta MTV pela própria MTV ao VMB 2010, como reagiram na hora que souberam? Deu pra dar um chilique na hora?
UI: Eu gritei muito! Tava no carro com minha mãe e meu noivo (que escreveu o clipe) e uma amiga me ligou gritando "Vocês estão no VMB! vocês estão no VMB!" De repente em menos de um minuto eu já estava falando em 3 celulares ao mesmo tempo uma confusão só! Minha mãe ligando pra a família, meu noivo pra o pessoal da equipe! Foi um momento muito feliz!
RMN: Meu povo, vocês estavam gravando o 1º CD de vocês no comecinho desse ano (se não me engano), mas não vi nada a respeito. Quando vai ser lançado?
UI: Estamos gravando nosso primeiro CD já faz uns cinco anos! (risos) Passamos por muitas dificuldades dentro do trabalho mesmo, mas agora sai. Essa semana foi terminada a mixagem, semana que vem masterização e mandar prensar. Aí é com a fábrica o tempo que eles vão levar pra nos mandar as cópias!
RMN: O que podemos esperar da banda nos próximos tempos?
UI: Muitos shows pelo Brasil, queremos viajar muito. Como eu gosto de dizer, o tanto quanto o destino e o dinheiro nos permitirem! Já estamos pensando em um novo clipe e estamos LOUCOS pra começar a compor músicas novas que ficaram sendo atrasadas por conta da demora do lançamento do Alquimia. Tem muita coisa nova e boa vindo por aí, pode ter certeza!
RMN: O video de Madalena (que por sinal está uma belezura) estreou na MTV. E agora já está passando no MTV Lab NOW onde passam os clipes que são sensação no momento. Deu pra dar uns gritos na hora de ver o clipe passando na TV?
UI: Madalena estreou no dia de um jogo do Brasil na copa, né? Eu tinha ido dormir tarde, acordei as 8h pra assisitir, sozinha em casa que nem uma boba, como se eu já não tivesse visto o clipe um milhão de vezes! (risos) Mas foi muito gostoso vê-lo ali e saber que a emissora manteve ele no ar!
RMN: Querem pedir votos?
UI: SEMPRE! Votem na gente pra o VMB! Categoria Aposta MTV. E votem no top 10 tb!!!!


A entrevista foi curtinha, mas deu pra matar a vontade e saber o que eles estão aprontando para os próximos meses. Pra quem não sabe eles participaram do quadro "Tem uma banda na nossa casa" promovido pela MTV no começo desse ano.


Os videos, fotos, músicas para baixar, tudo sobre a banda você pode encontrar no site Oficial deles que eu vou colocar no final deste post.
Lembrem-se que a banda foi indicada a categoria Aposta MTV no VMB, e você pode votar no link que tem aqui do lado > > >







Apesar de estarem ganhando espaço agora, os integrantes mostram que tem uma bagagem e que não fazem qualquer coisa para seu público. Uma das melhores bandas da atualidade.
E pra quem não viu o clipe deles, taí: Madalena

2 comments:

  1. Nunca tinha parado pra escutar essa banda.... acabei de perceber que eles tem mesmo muito talento.... vou votar concerteza

    ReplyDelete
  2. OI! Me visite!!
    elo7.com/noselinhas

    bjs

    ReplyDelete