Saturday, August 7, 2010

Inspire-se: The Book is On the Table #3


No Inspire-se de hoje vou mostrar uma relíquia minha: Meu Livro Fashionista.
Na verdade não é um livro, é mais uma pasta. E a dica é: Se você quer ser um estilista/fashion designer, o bom pra começar a "carreira" é ter uma pasta onde vocêguarda todas as suas anotações, referências, modelos, inspirações ...


O livro de abertura deste post é o meu, e na capa traz a linda Raquel Z. numa foto para divulgação da Fashion's Night do ano passado. Acima você vê algumas das minhas referências. São pessoas/estilistas/tendências que me ajudam na hora de desenhar uma peça.


Aqui tem o nomes das marcas que desfilaram (acho que) mês retrasado, as masculinas de Milão e Paris e do lado os conceitos da minha marca, que ainda está em processo de criação e sujeita a mudança.


E pra facilitar minha vida futuramente, já estou criando minha listinha de modelos femininos/masculinos que poderão desfilar na minha marca. Ao lado, é um texto que eu consegui na net explicando o que se deve notar em um desfile, desde o release até peça no corpo do modelo (se quiserem, passo pra vocês).


Também tenho 2 corpos femininos. Facilita MUITO a vida de quem está começando, pois não sabemos a forma do corpo e geralmente não sabemos desenhar. Então esses dois corpos que uso me facilitaram pacas no tempo que eu começei.


Na thurma da pasta eu guardo muitas revistas com editoriais, dicas, corte, o que é tendência, mas elas geralmente é só pra mulheres. Também me ajudou e ajuda até hoje na hora de ver um caimento, como o corpo é em determinada posição.


Dois dos meus desenhos. Do lado DIREITO você pode ver que eu usei aquele corpo que eu falei.

Outra coisinha BÁSICA na vida de um aprendiz de estilista é ter sua COLEÇÃO de tecidos. Você tem que saber a textura, o jeito que ele se movimenta, se é fluído ou não ... Então queridos, é muito tecido. E pra "facilitar" nossa vidinha mais ainda, existem as variações: Seda, Seda com Cetim ... Pode se preparando logo por que o negócio é pra quem tem paciência.
Dentre os que eu tenho: Voile, Tricoline, Tafetá bordado, Crepe Indiano, Cetim...


Alguns dos meus desenhos. Eu começo com ele pequeno e depois passo para folha normal. Estou começando a estudar (por conta própria) a questão da musculatura e o sombreado. Então arranjar modelos de cuecas e calcinha e sutiã é uma mão na roda. Mas não vão escolher poses exageradas não tá? Na folha acima, os desenhos da direita tem um monte de corpo igual né?! Eu estava tentando fazer um cara nas pontas dos pés, mas ainda não consegui. Já desenhei e redesenhei, e não está nada fácil.





Esse foi o vestido que eu desenhei e passei pra croqui pra Carol Ribeiro. As anotações não seguem o original. Ele é o que eu postei lá no twitpic com EXclusiva pro povo do Twitter.

Bom, é isso.
Se pensa e ser um estilista futuramente, vá treinando seus desenhos, musculatura, entendendo de tecidos... Mas nunca desista.
Siga sempre em rente com seus objetivos, sejam eles fashion ou não!

Beijos!
Gabriel Sousa
@imnonerd

No comments:

Post a Comment